Meu negócio no Instagram. O que eu faço?

1 – FOTO DE PERFIL

Pode parecer simples, mas usar uma foto de rosto ou logotipo ajuda os seguidores a reconhecer instantaneamente sua marca enquanto usam o Instagram. Se você está constantemente mudando sua foto de perfil, eles provavelmente ficarão confusos ou poderão rolar suas postagens sem perceber. Obs: Clareza é fundamental. Certifique-se de escolher uma imagem clara e de alta resolução para o reconhecimento ideal.

2 – BIO

Sua biografia geralmente é a primeira coisa que os usuários do Instagram veem quando abrem seu perfil. Isso faz com que seja sua melhor oportunidade de apresentar você e sua marca, ajudar seu público a entender o que você faz, quem você é, o que você pode fazer pelas pessoas e um link de chamada para ação.(CTA: call-to-action)

O call-to-action (CTA) é qualquer chamada  visual ou textual que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação.

3 – DESTAQUES

Ao contrário dos stories normais do Instagram, que desaparecem após um dia, os destaques do Instagram permanecem no seu perfil permanentemente. Esse recurso permite que você destaque todo o seu melhor conteúdo na parte superior do seu perfil de forma organizada para que as pessoas possam encontrar facilmente o que desejam. Os destaques equipam as empresas para acessar, engajar e converter seu público de novas maneiras.

4 – CHECKLIST

Um Checklist para começar seu perfil:
Importante destacar que você não precisa seguir essa ordem, mas sim o quanto é importante cada uma delas. Vamos ver…

  1. Identificar público alvo.
  2. Analisar o que postar no Instagram.
  3. Considerar o uso de ferramentas de análise do Instagram para acelerar compreensão do que os seguidores gostam.
  4. Identificar quando postar no Instagram.
  5. Analisar quais hashtags usar no Instagram.
  6. Analisar quantas hashtags se dever usar.
  7. Analisar o comprimento da legenda do Instagram.
  8. Analisar os sucessos e falhas do concorrente.

Identificar Público alvo:
Um Público alvo é o grupo de pessoas que você está tentando alcançar com seus esforços de marketing. Construir seu público-alvo consiste em conhecer os objetivos, desejos, interesses e pontos problemáticos de seus clientes ideais. Também leva em consideração características comportamentais e demográficas, como idade, sexo, renda, educação ou localização.

Não segmentar as pessoas certas pode deixar você com muitos visitantes do site, mas muito poucos clientes pagantes, pois suas campanhas de marketing provavelmente cairão em ouvidos surdos.  Saber qual público você está segmentando com cada campanha garantirá que você fale o idioma deles.

Quando seu público está mais ativo no Instagram?
Você pode ver quando seu maior número de seguidores está no Instagram observando as informações que o Instagram fornece. Você encontrará essas informações para contas comerciais clicando no botão Insights que fica na página do seu perfil.
A partir de todas essas informações você já começa a ter noção melhor do seu Público alvo. Depois de analisar esses dados você precisar se atentar agora a que horas do dia eles estão lidando com o problema que você resolve? Quando faz sentido para eles pensarem na sua marca?

Se você não tiver ainda essas informações devido a nunca ter feito nenhum post, o ideal é você ir testando de acordo com o seu produto. A partir desses testes e uso do Insights, você começa a identificar o que deve postar no Instagram, quando postar no Instagram e etc.
Exemplo: Se você vende sapatos, pode se concentrar em um mercado mais amplo, pois todos usam sapatos, independentemente de idade, sexo e interesses. No entanto, se você vende exclusivamente tênis de corrida, seu mercado-alvo provavelmente será muito mais específico, ou seja, atletas que correm regularmente.

Hastags “#”
Quando você usa hashtags, está efetivamente ajudando o Instagram a classificar e organizar suas postagens, ajudando-as a alcançar pessoas que as valorizam.
Use a função de pesquisa do Instagram. Basta digitar uma palavra-chave relevante para sua postagem. O Instagram fornecerá uma lista de hashtags. Procure tags relevantes com um uso razoável (cerca de 50K) que não sejam tão populares que seus posts se percam. #love, por exemplo, foi usado em mais de 2 bilhões de postagens. Isso representa um problema se você espera usar essa hashtag para que suas postagens se destaquem.

Você sabia que existem Hastags banidas do Instagram?
O uso dessas hastags podem acabar com seu engajamento. O Algoritmo do Instagram poderá aplicar algumas restrições diminuindo seu alcance.
Aqui vai algumas delas que talvez você não saiba: #sextou #whatsapp #valentinesday #alone #direct #skype #snap #snapchat #newyears #newyearsday #always #fitnessgirls #date #like #likeback #likeforlike e muitas outras.

Você tem cuidado com suas legendas?
As pessoas acessam o Instagram para ver as imagens/vídeos e não para ler legendas excessivamente longas. Você terá um melhor desempenho se limitar-se a 125 a 150 caracteres. Ao rolar pelo Instagram, 125 caracteres são visíveis por postagem, antes de você clicar no ícone ‘‘ para expandir o texto. Você pode usar isso a seu favor, criando um gancho na primeira linha da sua legenda, que fará com que as pessoas queiram ler o resto.

Não deixe de analisar seus concorrentes.
Uma análise da concorrência, também conhecida como análise competitiva, é o processo de identificar concorrentes em seu setor e pesquisar suas diferentes estratégias de marketing. Você pode usar essas informações como um ponto de comparação para identificar os pontos fortes e fracos de sua empresa em relação a cada concorrente.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Últimas postagens

Copyright ® 2022. | Sergio Guedes – Todos os direitos reservados – Política de Privacidade.

×
×

Carrinho